17 de jul. de 2007

E se rolar o sofrimento?

"Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de seu Filho …." (Rm 8:29).

Gostaria de para começar essa nossa conversa, levantar algumas perguntas importantes para a nossa reflexão:
  • Jesus sofreu como eu e você sofremos?
  • Ele se sentiu solitário algumas vezes?
  • Ele foi tentado a estar desmotivado?
  • Ele foi mal-entendido e criticado injustamente?
Se você assistiu ao filme de Mel Gibson, The Passion of the Christ (A Paixão de Cristo), então você já sabe que a resposta para essas perguntas é SIM. Por isso, o que faz qualquer um de nós pensar que estaremos imunes ao sofrimento e à solidão, desencorajados, ou recebermos críticas injustas?

A verdade é que Deus desenvolveu dentro de você o caráter de Cristo e, para fazer isso, Ele leva você a experimentar todas as circunstâncias da vida pelas quais Jesus também passou. Isto significa que Deus está mais interessado em seu caráter do que em seu conforto, Ele está mais preocupado com sua santidade do que com sua felicidade. Assim, a nossa pergunta não deve ser: “e se eu passar pelo vale da sombra da morte?”…; mas o certo deve ser “e quando eu passar por este vale…?”.

Agora vem outra pergunta: O nosso Deus pode causar tragédias? A resposta é não. Deus é bom, Ele não pode causar o mal ou fazer o mal. Mas com certeza Deus pode PERMITIR E USAR esses momentos escuros e estressantes para o nosso bem. Ele deseja usá-los para ajudar você a se tornar semelhante a Cristo em caráter.

Então, o que devemos fazer quando tivermos de atravessar tempos difíceis em nossa vida? Vamos ver algumas claras lições que o Salmo 23 trás pra gente:
  1. Recuse-se a ficar desencorajado. Davi disse: “…não temerei perigo algum…” (Sl. 23:4) Isso implica uma escolha, um ato de decisão. Nas últimas 12 horas da vida de Cristo, você vê claramente que Ele fez uma ESCOLHA para seguir a vontade de Deus; Ele fez a ESCOLHA de enfrentar o medo; Ele fez a ESCOLHA de ignorar o desespero.
  2. Lembre-se que Deus está com você em TODOS os momentos. Davi disse: “…pois tu estás comigo…” (Sl. 23:4) Deus não apenas promete Seu poder; Ele promete Sua presença. Nunca entramos sozinhos no vale escuro. Jesus sabia que não estava sozinho quando estava na cruz.
  3. Lembre-se que “Deus proverá”. Davi afirmou: “O Senhor é meu pastor e NADA me faltará” (Sl. 23.1). Além da presença do Senhor que se faz presente em meio ao nosso sofrimento, nós podemos contar com a Sua provisão. Ele proverá toda e qualquer solução, Ele abrirá as portas, lhe mostrará uma direção e suprirá todas as suas necessidades.
  4. Descanse na proteção e na orientação de Deus. Davi disse no Salmo 23:4 que a vara e o cajado de Deus o confortava. A vara e o cajado são ferramentas comuns usadas para proteger e guiar a ovelha. Deus vai estar com você, Ele vai lhe proteger e guiar. Jesus poderia ter chamado a proteção de 10.000 anjos; poderia ter levado seus discípulos às armas; em vez disso, Ele descansou em Deus, pois ele sabia que Deus iria protegê-lo e guiá-lo.
  5. Lembre-se do seu futuro. Davi afirma: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida…” E ele ainda diz mais: “…e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”. Nós cristão temos o privilégio de podermos em meios as crises e dificuldades de nossas vidas levantarmos a nossa cabeça e olharmos adiante. Podemos lembrar que por mais dura que seja a realidade que vivenciamos hoje, certamente haverá um amanhã de alegria e muita felicidade para todos nós. “O choro pode durar por uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Salmo. 30.15). “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29:11).
Não importa quem você seja, se você crê ou não, todos passamos por momentos de dificuldades. A diferença para o cristão não é a ausência das sombras, mas a presença da Luz em meio as trevas. Fique tranqüilo, pois o melhor ainda está por vir! Que Deus te abençoe!

Bel. André Monteiro
É webdesigner, secretário sinodal de adolescentes do Sínodo do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. Ashbel Green Simonton. Hoje atua na liderança e pastoreio da juventude da IP Botafogo e também é professor da Escola Bíblica Dominical da UPA e UMP-Botafogo. Para falar com o Bel. André basta enviar um email para albmonteiro@gmail.com

Nenhum comentário: