30 de ago. de 2006

O que é ser uma "nova criatura"?

O que significa ser "uma nova criatura"? Quando uma pessoa afirma: "Deus, eu quero apenas fazer a Tua vontade". "O meu desejo é te servir em todos os momentos". "Eu quero o perdão de todos os meus pecados", essa pessoa recebe uma nova vida e se torna uma nova criatura. Esta realidade espiritual é difícil de se explicar em palavras. O salvo é uma outra pessoa, ou seja, ele não é o que era antes.

Por duas razões. Primeira. Deus tira o velho coração do pecador para fazer um transplante espiritual. Por exemplo: suponhamos que eu tivesse um calhambeque caindo aos pedaços. Um dia, eu arrancaria o motor velho e colocaria em seu lugar um motor de Mercedes. Fechado o "capot", este carro teria a mesma aparência, por fora, mas a sua capacidade seria totalmente nova. Já não seria o mesmo calhambeque. Essa "nova criatura", ainda de aparência velha, tem uma modificação interior que se transforma. O seu coração enganador e ruim foi retirado. Deus lhe dá um novo coração capaz de sentir a presença divina e de raciocinar de modo completamente diferente. Outro aspecto desta nova criatura é a mudança de espírito. Deus tira do pecador o seu espírito carnal e egoísta e lhe dá o seu Espírito Santo. Será que entendemos as implicações deste milagre? Será que podemos compreender a tamanha transformação que ocorre na vida de um pecador, tornando-o em uma nova criatura? Pois este é o mistério da salvação. Salvação que vem pela graça.

O cristão está em Cristo e o Espírito de Cristo está nele. Agora entendemos a afirmação de Paulo: "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2.20).

*Leia João 3.1-21

Nenhum comentário: