3 de jul. de 2006

Começa a série: “Eu, discípulo?”

Nesse domingo foi dado o start na nossa série de estudos que promete mexer com o nosso mês de julho. A série “Eu, Discípulo?” está sendo ministrada em nossa Escola Bíblica Dominical todos os domingos ás 09h30m. Essa nova série foi preparada com muito carinho e nos fará refletir sobre o termo ”discípulo” (palavra que tem sido muito esquecida em nossos dias). O que é ser discípulo? Porque ser discípulo? Quais as marcas de um verdadeiro discípulo? Essas e outras questões serão respondidas em nossos estudos! Nesse primeiro domingo nós vimos o chamado desafiador de Cristo: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23; veja Mateus 16:24; Marcos 8:34). E, além disso, nós falamos também sobre a diferença entre ser seguidor (multidão) e discípulo. Abaixo segue uma lista que fala um pouco melhor sobre isso:
  • O seguidor espera pães e peixe; o discípulo é um pescador.
  • O seguidor luta por crescer; o discípulo luta por reproduzir-se.
  • O seguidor se ganha; o discípulo se faz.
  • O seguidor gosta do afago; o discípulo gosta do serviço e do sacrifício.
  • O seguidor entrega parte dos seus desejos; o discípulo entrega sua vida.
  • O seguidor ouve a palavra e a guarda no coração, o discípulo leva esta palavra aos aflitos;
  • O seguidor espera que lhe apontem a tarefa; o discípulo é solicito em tomar a responsabilidade.
  • O seguidor quase sempre murmura e reclama; o discípulo obedece e nega a si mesmo.
  • O seguidor reclama que o visitem; o discípulo visita.
  • O seguidor conhece a Bíblia de capa a capa, o discípulo conhece e pratica o que sabe;
  • O seguidor pratica a caridade, o discípulo pratica o mais puro amor, o amor de Deus;
  • O seguidor sonha com a igreja ideal; o discípulo se entrega para fazer a igreja real.
  • O seguidor diz: Que bonito!; O discípulo diz: Eis-me aqui.
  • O seguidor aponta o dedo e mostra as pessoas para Deus, o discípulo mostra Deus às pessoas;
  • O seguidor espera por um avivamento na igreja; o discípulo é parte do avivamento.
  • O seguidor é condicionado pelas circunstâncias; o discípulo as aproveita para exercitar sua fé.
  • O seguidor vale porque soma; o discípulo vale porque multiplica.
  • O seguidor é importante; o discípulo é indispensável.
Te esperamos no próximo domingo as 09h30m, para juntos entendermos um pouco dessa vontade de Deus que é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2). Nos vemos lá!

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala galera ... Primeiro gostaria de me desculpar pelos pouquíssimos posts que mandö pro blog, mas, me explico, estou sem internet no micro principal daqui de casa, e só tenho usado o laptop do Presbítero Papai. Pois é, o micro é pequenininho e meus desdos são bem gordinhos para ele o que dificulta escrever qualquer coisa, mas, mesmo com todas as dificuldades não poderia deixar de comentar ... A aula de domingo foi muito boa, e posso dizer que eu me senti tocado. Com certeza Deus usou, como tem usado, o nosso querido Bacharel, candidato ao Sagrado ministério, ou simplesmente o nosso "Berim" para falar e nos alertar sobre o que devemos fazer e muitas vezes caímos no esquecimento, ou ainda, estamos tão acostumados com as coisas que o mundo nos oferece, e deixamos de ter um verdadeiro comprometimento com as coisas de Deus. Sem dúvidas Deus nos criou para sermeso usados como sua ferramenta, e nossa finalidade é levar as boas novas a todos quanto precisam, e só estaemos repletos, quando estivermos sintonizados diretamente a fonte, que é Deus. Bem poderia falar durante vários minutos, mas, como já disse é difícil escrever aqui neste laptop ...rs. Mas, deixe seu comentário, conte sua experiencia aqui. OU até mesmo tire alguma dúvida que vc possa estar tendo depois das nossas conversas em nossas reuniões de oração, ou escola Dominical.


Um grande abraço,

Joaber (Jobão)

Anônimo disse...

Essa ideia do Joaber é bacana! Se alguém tiver alguma duvida e quiser tirá-la por aqui é so mandar! Bom galera, as aulas estão prometendo! Acho que quem foi percebeu que vem coisas bem bacanas ai pela frente! Nesse próximo domingo nós falaremos sobre as "marcas" de um verdadeiro discípulo! Espero vocês la naquele mesmo bat-horário: 09h30m (em ponto). Rs... Abraço grande!

Anônimo disse...

Sobre essa parada da Escola Dominical, foi simplismente incrivel o que me aconteceu! A primeira coisa que eu pensei quando acordei e olhei o tremendo sol no céu foi pegar o telefone ligar pro meu amigao de prai, mas sabe quando o peso na consciencia bate?? Pois eh, fui pra igreja! rss E quando o Berin começou a falar sobre" oq eu é negar a si mesmo eu me senti muito melhor ao ver que eu fiz a coisa mais certa do mundo! O pior, quer dizer, o melhor (rss) foi mais tarde quando deixei meu abadá do Babado Novo dentro do guarda roupa e fui pra igreja! uahauahuahuahuhauahuahauhauhauhauhauahuahuahuahau
EU ME SUPEREI!!!
Bem, oq eu eu to querendo dizer é que qq lugar nao é tao bom como a casa de Deus, aonde vc é acolhido po Ele e por todos as pessoas q te amam. É aonde vc entrega suas tristezas e suas alegrias.
Po, sei la, acho q eh issu!
Bjus!

Anônimo disse...

Rozana, show isso q vc falou! Realmente p/ nós experimentarmos e vivermos essa “vontade de Deus” nós precisamos abrir mão de algumas coisas e priorizá-lo. Apesar de achar um tanto quanto que “engraçado” esse teu testemunho (por te conhecer, não tem como não achar engraçado isso q vc escreveu... rs...) eu sei q isso é conseqüência de algo q Deus está fazendo na sua vida... Pode ter certeza de que você está no caminho certo! Um beijão e segue firme! Teu brother, Berin