3 de abr. de 2007

Coração Aquecido!

***Um texto muito legal para nossa reflexão (e ação)... Sinceramente, como anda o "Fogo" do nosso coração?


O que precisa ser guardado é a vida do Espírito dentro de nós. Em especial nós que queremos dar testemunho da presença do Espírito de Deus no mundo precisamos cuidar do fogo interior com o máximo cuidado. Não é tão estranho que muitos ministros tenham se tornado casos apagados, pessoas que pronunciam muitas palavras e compartilham muitas experiências, mas nas quais o fogo do Espírito de Deus se extinguiu e das quais não sai muito mais que idéias e sentimentos enfadonhos e banais. Às vezes, parece que nossas muitas palavras são expressão mais de nossa dúvida que de nossa fé. É como se não tivéssemos certeza de que o Espírito de Deus toca o coração das pessoas; então temos de ajudá-lo e, com muitas palavras, convencer os outros do poder dele. Mas é precisamente essa incredulidade prolixa que extingue o fogo.
Nossa primeira tarefa é cuidar fielmente do fogo interior para que, quando for realmente necessário, ele ofereça calor e luz para os viajantes perdidos. Ninguém expressou isso com maior convicção que o pintor holandês Vincent van Gogh:
"Talvez haja um grande fogo em minha alma, contudo ninguém jamais vem aquecer-se nele, e os passantes só vêem uma fumacinha saindo pela chaminé e seguem seu caminho. O que é preciso fazer? É preciso cuidar do fogo interior, ter sal em si mesmo, esperar com paciência, mas com quanta impaciência a hora em que alguém venha e se sente - talvez para ficar? Que aquele que crê em Deus espere a hora que chegará mais cedo ou mais tarde".
(Henri Nouwen)

Nenhum comentário: