23 de jun. de 2006

A alma de Terri Schiavo

O que é o ser humano? Para a ciência, somos frutos da evolução de milhões de anos. Somos seres vivos diferenciados dos demais fundamentalmente por nossa capacidade de pensar e de usar nosso cérebro, órgão que, aliás, segundo esta mesma ciência, dirige nossas vidas. E, se ele não funciona, para que então continuarmos vivos? Foi a partir desta perspectiva que o governo norte americano “autorizou”, há alguns meses, o fim da vida de Terri Schiavo, uma jovem mulher que durante 15 anos viveu em coma devido a uma lesão no cérebro. O mundo discutiu a decisão sobre Terri. Para os médicos o caso era irreversível. Afinal, se o cérebro dela não funcionava mais, se ela não poderia mais se comunicar com o mundo exterior, por que então deixá-la “sofrendo”? Esta foi a análise científica: Sem o cérebro, a vida perde o sentido. Mas, e se houver algo além do físico? Algo além de nossos cérebros e corações? E se existir algo em nós que esteja acima de nosso cérebro, e que o homem não possa comprovar cientificamente?

O cientista ganhador do Prêmio Nobel Francis Crick (um dos descobridores da estrutura do DNA) pareceu admitir esta possibilidade em seu livro “The Astonishing Hypothesis: The Scientific Search for the Soul” (Uma surpreendente hipótese: A busca científica pela alma). Segundo um pesquisador, Crick dá a entender “que um estudo científico do cérebro durante os últimos anos trouxe-nos ao ponto de que cientistas podem agora aceitar a consciência, o livre arbítrio e a alma humana como objetos de investigação científica”. Será?

Talvez a ciência chegue lá um dia e descubra que nossas vidas vão além do físico. Todavia, para muitos, isto continua sendo um absurdo. Um absurdo, entretanto, que a Palavra de Deus afirma ser tão real quanto aquilo que vemos. De acordo com as Escrituras, não é nosso cérebro que expressa nosso ser, mas sim nossa alma. Alma esta que, segundo Jesus, vale mais que o mundo inteiro: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Mateus 16:26. Para a ciência, Terri Schiavo não importava mais. No entanto, para Deus sua alma vale mais que o mundo todo. Foi pela alma de Terri que o sacrifício de Cristo na cruz, Sua morte e ressurreição foram realizados. Pois foi justamente com este fim, o de salvar almas, que Ele veio: “Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las”. Lucas 9:56.

Não sabemos se Terri sabia desta verdade. Esperamos que sim. Porém, o que importa para você que lê este artigo é que Cristo morreu por todos, e isto inclui sua alma. Você tem idéia do que isto significa?

Nenhum comentário: